segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Desenvolvimento Estruturado de Produtos e Sistemas - Conceitos básicos de TRIZ em cinco etapas fundamentais

A releitura do livro de Kalevi Rantanen e Ellen Domb, "Simplified Triz", está chegando ao final, mas mesmo antes de termina-la, gostaria de lembrar alguns pontos importantes salientados pelos autores para o emprego da metodologia TRIZ.
O método utilizado no livro compreende os seguintes passos:
1 - Análise de contradições
A resolução de um problema técnico leva geralmente à remoção de uma contradição.
2 - Recursos
Os recursos a utilizar podem ser aqueles que não são percebidos de imediato ou outros disponíveis no ambiente, e também físicos, financeiros, humanos, de energia ou outras propriedades capazes de resolver as contradições do sistema.
3 - Idealidade
Os sistemas físicos e técnicos analisados segundo o método TRIZ geralmente evoluem para o sistema ideal, isto é, um resultado final ideal pode ser alcançado quando a contradição física é removida.
4 - Leis de Evolução dos sistemas
Os sistemas evoluem de acordo com certas características, "patterns", de modo não acidental. Os sistemas podem evoluir de muitas maneiras, as quais favorecem a obtenção de novas idéias que inclusive permitem prever sua evolução.
5 - Princípios inovadores
Estes princípios fornecem elementos essenciais para a inovação. São em número de 40, nem mais nem menos, e foram estabelecidos originalmente por Altschuller e colaboradores em suas pesquisas originais.
O livro de Rantanen e Domb apresenta de forma clara e ilustrada estes princípios.

Os 40 principios de TRIZ acima citados podem ser acessados em http://triz40.com/aff_Principles.htm#

Nenhum comentário: