sábado, 29 de janeiro de 2011

Barras Progressivas em Controle de Tráfego

Temos acompanhando com interesse as publicações da empresa CREAX sobre Inovação Sistemática e o uso de algumas particularidades do Método TRIZ.
Em uma newsletter recente desta empresa deparamo-nos com uma variação interessante do método visual de barras progressivas em software, transposta para a área de controle de tráfego de veículos, um exemplo de aplicação derivada das propriedades de DNA do Produto.
A transposição desta característica, anteriormente exclusiva da área de Informática, para o controle de tráfego em semáforos é algo original, uma bela invenção que nos leva a indagar: " Porque não pensamos nisto antes?..."
A figura abaixo é auto explicativa: uma graduação luminosa progressiva envolve o sinal, permitindo acompanhamento em tempo real da transição do semáforo.
Lembremo-nos que em nosso país usamos para isto o método de intermitência do sinal, pisca-pisca, que não oferece ao motorista idéia alguma do tempo entre o fechamento do sinal e sua abertura, mas somente a expectativa desta ultima.
O mesmo raciocínio se aplica ao sinal de pedestres.
Poderíamos imaginar outras aplicações para este efeito?
Sim, talvez algo relativo à sinalização do controle de trânsito para pedestres, ou um sistema indicador da posição, em tempo real, de elevadores: um belo efeito visual  para encimar as portas de elevadores nas salas e corredores de espera!

Nenhum comentário: