sexta-feira, 6 de abril de 2012

O que é Inovação Sistemática

Inovação Sistemática

A Inovação Sistemática é um dos aspectos mais importantes decorrentes das aplicações para desenvolvimento de novos produtos que se valem de TRIZ - Teoria Para Solução de Problemas Criativos - mas ela também diz respeito a numerosas outras metodologias capazes de despertar a criatividade nos indivíduos, como Brain Storming, Pensamento Colateral, Mapas Mentais e outras metodologias destinadas a estimular a criatividade.
TRIZ pode ser considerada uma das poucas metodologias que se valem do método científico para o desenvolvimento de novos produtos.
Trata-se de um método originário da antiga União Soviética, que tem recebido atualmente muitos aportes e melhorias no sentido de tornar esta metodologia mais eficiente e produtiva.
As heurísticas de TRIZ e seus instrumentos baseiam-se, em grande parte, na seleção e no estudo de patentes de alto nível. Suas fontes de conhecimento técnico são:
  • Heurísticas básicas utilizadas na solução de problemas técnicos;
  • A compreensão de tendências de evolução dos sistemas técnicos e processos tecnológicos;
  • Informações sobre novos efeitos técnicos e científicos e fenômenos a eles associados.
Estes conhecimentos podem ser obtidos em quatro fontes de informações técnicas, ordenadas por sua exequibilidade, e que são:
  • Enciclopédias, handbooks e livros técnicos sobre os assuntos pesquisados;
  • Monografias, teses e revisões;
  • Patentes;
  • Publicações científicas e relatórios técnicos.
O livro Engineering of Creativity, de Semyon Savransky (http://www.crcpress.com/), detalha, na página 146, o caminho utilizado pelo criador de TRIZ, Genrich Altschuller, para o exame de um grande número de patentes existentes no mundo, dentre aproximadamente 20 milhões, por meio de cujo estudo pode-se extrair alguns princípios destinados a fundamentar a teoria.
O exame destas patentes levou Altschuller a considerar cinco níveis de inventividade, tendo sido criado um formulario padrão para seu estudo.
Os detalhes deste trabalho podem ser conhecidos através do livro citado.
Para informações detalhadas sobre várias metodologias envolvendo TRIZ, recomendamos o site do TRIZ Journal.
Este interessante jornal, editado por Hellen Domb e colaboradores, havia sido retirado ao ar, mas voltou em http://www.triz-journal.com/
Os artigos e notícias são antigos, anteriores à saída do jornal na Internet ocorrida no ano passado, mas todas as suas adições até então foram republicadas.
Uma boa notícia para os apreciadores e estudiosos de TRIZ.

Nenhum comentário: